segunda-feira, 30 de maio de 2016

Entrevista com Francisco Xavier: Jornalismo de Moda


 Bom diaaaa, gente! Hoje temos um post diferente aqui no blog, uma entrevista! Simmm! Entrevistei o querido do Francisco Xavier, do New Closet, e nós conversamos um pouco sobre a carreira dele, jornalismo de moda, graduações, como a profissão de blogueiro tem tomado outras proporções no mercado fashion... e muuuito mais! Foi um bate-papo beeeem legal e com certeza bem esclarecedor para quem se interessa ou já pensa em seguir carreira em jornalismo de moda! Foi show! 

- Nome e idade?
Francisco Xavier, 21 anos.

- Fez faculdade de quê e onde?
Sou formado em Moda pela Nassau, conclui em 2013. Agora faço Marketing e depois pretendo fazer jornalismo.

- Atual profissão?
Marketing da Lela Correia.

- Quando descobriu a paixão por moda? E por jornalismo (escrever sobre moda, blog...)?
Então, eu sempre gostei de moda... Antes eu ficava me perguntando da onde surgiu isso, só na metade da faculdade de moda que eu soube que meu bisavô era Alfaiate. Mas eu me interessei no 3º ano do colegial, eu sempre gostei de revistas e blogs internacionais, gostava muito de falar e escrever. Juntei uma coisa com a outra e fiz o blog.

- Como e quando sua carreira se iniciou? 
Eu lembro que eu fazia o blog lá pra minha cidade onde meus pais moram até hoje no interior, só que foi tomando uma proporção muito grande, e dai a Intimus Studios me chamou pra fazer um evento com a Camila Coutinho (ela também estava no inicio), e eu fui. Foi quando depois disso eu resolvi transformar o blog além de hobbie em um trabalho também.

- O que você fez para que sua carreira desse certo?
Eu me inspirava muito nos blogueiros internacionais. Eu adoro o Prince Pelayo, Adam Gallagher, Justin Livingston... Eles tinham/tem blogs incríveis e faziam uns trabalhos muito legais e aqui no Brasil apenas meninas faziam isso, não meninos. Eu fui um dos primeiros. Acho que isso foi um diferencial pra hoje eu ainda poder me destacar dentro tantos bloggers e digital influencers que existem. Eu sempre ia atrás, porque o não eu já tinha se não tentasse. Correr atrás é sempre importante!

- O que você faria diferente? E porque?
Eu agora estou sem o blog, não tava dando conta do blog, faculdade, trabalho e vida, rs. Então pra fazer uma coisa sem conteúdo e mal feita, resolvi parar um pouco e ficar só com um canal no Youtube que não fala de moda. Continuo com o Instagram e Snapchat que são uma forma de ainda me comunicar com os meus leitores e seguidores.

- Fale um pouco sobre a história do seu blog...
Eu estava no ultimo ano do colégio quando eu resolvi criar o blog, criei pra mim e pra meu grupo de amigos. Não queria que a sala soubesse, mas acabou vazando de alguém e um foi passando pra o outro. Como eu ainda morava no interior, a coisa pegou rápido e começaram a gostar, então eu passei a apresentar como meu blog.

- O que você acha do jornalismo de moda atual?
Acho que o Brasil tem muita coisa pra mostrar ainda. Temos excelentes jornalistas de moda como a Maria Prata e Lilian Pacce, que são incríveis. Temos a Mônica Salgado que é a diretora da revista Glamour e jornalista. Acho ela incrível, acho que ela fala de moda sem ser algo pretencioso ou clichê.

- Qual sua opinião sobre a formação ou não-formação em jornalismo pra trabalhar com jornalismo de moda... Acha necessária? E o contrário? Formação ou não em moda para trabalhar com jornalismo de moda?
Sim, acho que ambas são essenciais! Porém a formação de jornalismo mais que a de moda. Não desmerecendo. Mas já surgiram estágios pra trabalhar em revistas com Marie Claire e Glamour e eu não pude me inscrever. Porque tinha que ter a formação de jornalismo. Já a de moda não era totalmente necessária. 

- Em média, quanto um blogueiro/ jornalista de moda ganha? 
Não sei ao certo. Porque no meu caso, eu não tenho um salário fixo. Já tive mês de ganhar muito dinheiro com o blog ou com redes sociais e já tive mês de não ganhar quase nada. No mundo de blogs/jornalista de moda, a gente ganha muito jabá. Ganho muitas roupas, acessórios que nos mandam.

- O que é necessário para se destacar no mercado de trabalho?
Ter um diferencial com certeza, dar o melhor de si.  Falar com a linguagem do público que você quer atingir e além de tudo, ser humilde por mais que você seja muito conhecido. Humildade é a coisa mais valiosa de tudo.

- Para você... Atualmente qual é a melhor área para se trabalhar com jornalismo de moda e ter uma carreira bem sucedida? Revistas, sites, canais no YouTube, blogs independentes, etc...
Podemos falar que o YouTube veio com tudo desde o finalzinho do ano passado. Acho que YouTube, SnapChat e Instagram são as redes que mais você pode bombar fazendo um trabalho até com o seu próprio celular sem precisar de muitos recursos... E acho que as revistas impressas estão a cada dia mais perdendo as forças.

- Qual sua opinião sobre os avanços da tecnologia e a mudança de hábitos da sociedade de ler revistas, procurar sites, etc para se atualizar nas tendências que estão bombando? Você acha que todo esse avanço e mudança na forma de obter informação é uma coisa positiva? Sim, claro! Isso é bom! Antigamente pra você ficar por dentro você tinha que comprar revistas ou algo do tipo. Hoje em dia você pode baixar um app de moda, pode seguir alguém pra acompanhar os looks daquela pessoa... Acho que hoje tudo em tempo real dá mais chances pras pessoas... Isso fez com que a população brasileira gostasse e consumisse mais moda.

- Blogs ainda são algo relevante no meio jornalístico ou acha que se tornaram superficiais demais e/ou estão perdendo popularidade?
Acho que tem os blogs que se destacam, mas não está mais naquela onda que era antes... Falo por mim, que antes entrava em vários blogs e hoje não sei mais nem o dia que entrei em um. Prefiro me atualizar com uma foto no Instagram, uma dica no snap ou um vídeo no Youtube. Acho que a palavra blog/blogueiro banalizou muito. Hoje a pessoa quer fazer um blog, copiar e colar os posts e quer ganhar milhões com isso, e não é bem assim.

- Você já sofreu algum tipo de preconceito ou dificuldade na sua profissão por ser homem em um mercado dominado por mulheres?
Sim, sempre tem! Têm aqueles que quando você fala que trabalha ou já fez moda olham meio torto. Mas a gente releva, né? Isso é o de menos!

- Qual conselho você daria pra um estudante que pensa em seguir nessa profissão?
Seja muito bom no que você quer, porque isso vai te garantir um bom emprego. Tem pessoas que fazem moda ou jornalismo e se acomodam. Aconselho a fazer um curso fora, um estágio fora, quem sabe? Pra ser destaque na moda brasileira, porque o mercado é acirrado, mas tem espaço pra todo mundo!
  
Espero que vocês tenham curtido esse bate-papo massssa tanto quanto eu curti preparando! E muuuuuuuuuito obrigada novamente ao Francisco por toda a atenção e carinho! Beijããoo :*

Nenhum comentário :

Postar um comentário