quinta-feira, 5 de setembro de 2013

A história das It-Bags

Oi meninas, eu vi esse artigo da Farfetch sobre a história das it-bags e achei suuuper interessante. Quis postar aqui para vocês também ficarem por dentro dessas histórias, espero que gostem! Beijoos :*

Conheça a história por trás das bolsas mais desejadas de todos os tempos. 

Linha do tempo

Por muitos séculos, as mulheres e os homens usavam “bolsos”, ou seja, pequenas bolsinhas amarradas embaixo da cintura. Já em 1800s, as mulheres passaram a carregar uma pequena bolsinha na mão para o dia-a-dia e amarravam um par de bolsos na cintura para viajar. Por volta de 1840, as saias das mulheres passaram a incluir bolsos costurados. 

No início do século XX, estes bolsos começaram a ser evitados em roupas ajustadas e usados em casacos ou saias cheias. A bolsa então voltou a fazer parte do guarda-roupa feminino, sendo usada no dia-a-dia e carregada nas mãos. 

It-bags: A bolsa Kelly 



Grace Kelly e sua bolsa Hermès 



A explosão de it-bags, bolsas extremamente caras e desejadas, aconteceu nos anos 1950, quando um objeto utilitário se tornou um símbolo de status e posição social. A bolsa Kelly, feita pela Hermès, é um grande exemplo e provavelmente uma de nossas primeiras it-bags. 

O modelo da famosa bolsa foi criado por volta de 1892, como um acompanhamento para a sela de cavalo. Nos anos 1930 a bolsa passou a ser usada no dia-a-dia, no entanto virou um fenômeno em 1956, quando a princesa Grace Kelly apareceu em uma foto carregando a bolsa na frente do corpo. Dizem que na época a princesa carregava a bolsa desta forma para esconder a gravidez. A Hermès aproveitou a comoção e mudou o nome da bolsa para Kelly, criando então o culto à bolsa Kelly. 

It-bags: A bolsa Birkin 



Jane Birkin e a bolsa Birkin da Hermès 



O caso da bolsa Birkin foi um pouco diferente. Em meados dos anos 1980, a atriz e cantora Jane Birkin estava viajando no mesmo avião que Jean-Louis Dumas-Hermès, então CEO da marca. Diz a lenda que a atriz deixou cair os pertences de sua bolsa Kelly e Jean-Louis, inspirado pelo momento no avião, desenvolveu uma bolsa maior pensando nas necessidades de Jane Birkin e lançou o tal modelo três anos com o nome de bolsa Birkin. 

It-bags: A Chanel 2.55 



Gabrielle Chanel e a bolsa 2.55 



Cansada de carregar as suas bolsas na mão, Gabrielle Chanel decidiu criar uma bolsa para ser carregada nos ombros – fato que mudou a estética da época, pois só mulheres da classe baixa usavam a bolsa no ombro. Batizada de 2.55, a nome da bolsa Chanel foi uma homenagem ao mês e ano de sua criação: fevereiro de 1955. O forro da bolsa foi inspirado na cor dos uniformes do convento em que Gabrielle Chanel cresceu. As alças de corrente também foram inspiradas nos uniformes, compostos de correntes amarradas na cintura como chaveiros. A 2.55 virou hit na época e se mantém no topo da lista das it-bags mais desejadas até hoje.

It-bags: A baguette Fendi 



Fendi baguettes 



Criada em 1997, a Fendi baguette virou febre entre as mulheres da época por sua simplicidade e praticidade, “para ser carregada debaixo do braço como uma baguette francesa”. Já foram feitas mais de 1000 versões da bolsa, que já ganhou até livro sobre a sua história. Amada por celebridades e socialites, a bolsa virou hit no seriado Sex and the City como uma das bolsas preferidas de Carrie. 




It-bags da estação 



Street style com as principais it-bags da estação 



Saint Laurent, Valentino, Fendi e Stella McCartney são algumas das marcas na lista das it-bags mais desejadas da estação. Aposte no tom berinjela para o inverno e meia-estação, garantindo os modelos mais atuais das coleções internacionais. 




Bolsa
SAINT LAURENT
Bolsa
VALENTINO GARAVANI
Bolsa
FENDI
Bolsa
STELLA MCCARTNEY

Nenhum comentário :

Postar um comentário